Python3 08 – Tratamento de Exceções e Arquivos

Este artigo é a parte 8 de 10 na série Python3

Este texto será um adendo aos tópicos apresentados até o momento, com a adição de dois conteúdos que acabaram ficando de fora dos textos anteriores: o tratamento de exceções/erros e leitura e escrita em arquivos.

No texto seguinte será adicionado mais um tópico para completar a base de conhecimentos para a programação em Python, com a Orientação a Objetos, mas por agora este pequeno adendo.

(mais…)

Continue lendoPython3 08 – Tratamento de Exceções e Arquivos

Python3 05 – Sequências: Listas

Este artigo é a parte 5 de 10 na série Python3

Das estruturas de dados em Python, a mais empregada por novos programadores é, de longe, a lista. Isto se deve, principalmente, a sua semelhança funcional às estruturas de dados mais tradicionais encontradas em outras linguagens, como os vetores. No entanto, as listas em Python são bem mais versáteis que as tradicionais estruturas de vetores e matrizes, como será mostrado neste texto.

1. Listas

A lista é uma estrutura de dados sequencial bem parecida com a tupla, mas com um “pequena” diferença: seus elementos são mutáveis. O fato de serem mutáveis adiciona várias outras possibilidades à lista, daí o motivo do “pequena”. Listas podem ser iniciadas por colchetes ou pelo comando list(), passando um iterável qualquer para retornar os elementos para a lista:

[xterm color='true' py='true']
>>> A = [4, "pássaro", 2.14, 5j]
>>> B = list((4, "pássaro", 2.14, 5j))
>>> a = (4, "pássaro", 2.14, 5j)
>>> C = list(a)
>>> A == B == C
True
[/xterm]

 

(mais…)

Continue lendoPython3 05 – Sequências: Listas