Serie: SOLID

Princípio da Responsabilidade Única

Este artigo é a parte 1 de 5 na série SOLID

Índice1. O Que Significa Responsabilidade Única?2. Problemas de Não Seguir o SRP3. Exemplo Prático em Dart4. Benefícios do Princípio da Responsabilidade Única5. ResumoO Princípio da Responsabilidade Única (Single Responsibility Principle, ou SRP) é o primeiro dos cinco princípios SOLID e se refere a uma das diretrizes mais fundamentais para criar código limpo, bem organizado e […]

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Princípio do Aberto/Fechado

Este artigo é a parte 2 de 5 na série SOLID

Índice1. O Que Significa Estar Aberto para Extensão e Fechado para Modificação?2. Problemas de Não Seguir o OCP3. Exemplo Prático em Dart4. Benefícios do Princípio do Aberto/Fechado5. ResumoO Princípio do Aberto/Fechado (Open-Closed Principle, ou OCP) é o segundo dos cinco princípios SOLID e é essencial para criar códigos que sejam fáceis de estender e manter. […]

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Princípio de Substituição de Liskov

Este artigo é a parte 3 de 5 na série SOLID

Índice1. Como Funciona o Princípio de Substituição de Liskov?2. Problemas de Não Seguir o LSP3. Exemplo Prático em Dart4. Benefícios do Princípio de Substituição de Liskov5. ResumoO Princípio de Substituição de Liskov (Liskov Substitution Principle, ou LSP) é o terceiro dos cinco princípios SOLID e é fundamental para garantir a corretude e a robustez de […]

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Princípio da Inversão de Dependência

Este artigo é a parte 4 de 5 na série SOLID

Índice1. Entendendo o Princípio2. Problemas de Não Seguir o DIP3. Exemplo Prático em Dart4. Benefícios do Princípio da Inversão de Dependência5. ResumoO Princípio da Inversão de Dependência (Dependency Inversion Principle, ou DIP) é o último dos cinco princípios SOLID e tem como objetivo reduzir o acoplamento entre módulos de um sistema, aumentando a flexibilidade e […]

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Princípio da Segregação de Interface

Este artigo é a parte 5 de 5 na série SOLID

Índice1. O Problema da Interface “Gorda”2. Problemas de Não Seguir o ISP3. Exemplo Prático em Dart4. Benefícios do Princípio da Segregação de Interface5. ResumoO Princípio da Segregação de Interface (Interface Segregation Principle, ou ISP) é o quarto dos cinco princípios SOLID e foca em garantir que as interfaces sejam coesas e que as classes não […]

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