O Projeto Bares é um Exercício de Desenvolvimento e por isto não almeja aplicabilidade, ao menos não em curto prazo. No entanto, pretendo desenvolvê-lo empregando o que de melhor puder implementar em termos de escalabilidade, programação limpa e boas práticas.

Para acompanhar atualizações do projeto favor consultar o GitHub do projeto: https://github.com/rudsonalves/bares.git

O projeto será composto de três componentes principais debatidos a seguir.

1. Cozinha e Garçons

  • Objetivo: Facilitar a comunicação entre os clientes e a cozinha, e otimizar o serviço dos garçons.
  • Funcionalidades:
    • Visualização de Pedidos: Interface clara que exibe os pedidos em tempo real.
    • Status do Pedido: Capacidade de marcar pedidos como “em preparo”, “pronto para servir”, etc.
    • Notificações para Garçons: Alertas quando os pedidos estão prontos para serem servidos.
    • Histórico de Pedidos: Para análise de desempenho e planejamento.

2. App para Clientes nas Mesas

  • Objetivo: Proporcionar uma experiência interativa e eficiente para os clientes.
  • Funcionalidades:
    • Menu Digital: Acesso fácil ao cardápio com fotos e descrições.
    • Pedido Personalizado: Opção para adicionar preferências e notas aos pedidos.
    • Integração com Pagamentos: Possibilidade de pagar a conta pelo app.
    • Feedback e Avaliações: Espaço para comentários e avaliações dos pratos.

3. API do Servidor

  • Objetivo: Ser o elo entre os apps da cozinha e da mesa, garantindo a consistência dos dados.
  • Características:
    • Comunicação em Tempo Real: Usar WebSockets para atualizações instantâneas.
    • Segurança: Implementar autenticação e criptografia.
    • Escalabilidade: Preparada para lidar com diferentes volumes de pedidos.
    • Integrações: Possibilidade de integrar com sistemas de gestão já existentes no bar.

Melhorias e Ideias Adicionais

  1. Realidade Aumentada no Menu: Usar AR para exibir os pratos de forma mais interativa no app da mesa.
  2. Sugestões de Pratos: Inteligência artificial para sugerir pratos com base em preferências anteriores ou itens populares.
  3. Programa de Fidelidade: Incentivar os clientes a retornarem ao bar com um sistema de pontos e recompensas.
  4. Chatbot para Dúvidas: Assistente virtual para responder perguntas comuns e ajudar no processo de pedido.

Tecnologias Sugeridas

  • Para os Apps (Cozinha e Mesa): Flutter pode ser uma ótima escolha devido à sua capacidade de criar aplicativos bonitos e de alta performance para Android e iOS com uma única base de código.
  • Para a API: Golang é uma excelente opção para o backend devido à sua performance e facilidade de manutenção. Além disso, oferece boas opções para lidar com comunicações em tempo real e escalabilidade.

1a Revisão do Projeto

O escopo do projeto foi reduzido para atender às necessidades de um exercício de desenvolvimento mais gerenciável. Vamos focar na implementação da API em Go e nos aplicativos em Flutter, simplificando o projeto sem perder a essência da ideia original.

Estrutura Simplificada do Projeto

1. API em Go

  • Objetivo: Criar uma API robusta e eficiente para gerenciar os pedidos e a comunicação entre os aplicativos.
  • Funcionalidades Básicas:
  • Cadastro de Pedidos: Receber e armazenar pedidos dos clientes.
  • Atualização de Status: Permitir que a cozinha atualize o status dos pedidos.
  • Consulta de Pedidos: Capacidade para os aplicativos consultarem o status atual dos pedidos.

2. Aplicativos em Flutter

  • App para Clientes (Mesa): Permitir que os clientes vejam o menu, façam pedidos e acompanhem o status dos pedidos.
  • App para Cozinha/Garçons: Visualizar os pedidos recebidos, atualizar o status do pedido e receber notificações de novos pedidos.

Desenvolvimento

API em Go

  • Endpoints: Definir endpoints claros para criação, atualização e consulta de pedidos.
  • Banco de Dados: Escolher um banco de dados adequado para armazenar os pedidos (por exemplo, PostgreSQL, MySQL, etc.).
  • Testes: Implementar testes unitários para garantir a confiabilidade da API.

Aplicativos em Flutter

  • UI/UX: Desenvolver interfaces intuitivas e responsivas.
  • Integração com a API: Usar pacotes como http para se comunicar com a API.
  • Estado do Aplicativo: Gerenciar o estado do aplicativo para uma atualização eficiente dos dados (pode-se usar Provider, Bloc ou Riverpod).

Considerações Finais

  1. Foco no MVP (Produto Mínimo Viável): Concentre-se nas funcionalidades essenciais para fazer o sistema funcionar de forma básica.
  2. Documentação: Mantenha uma documentação clara tanto para a API quanto para os aplicativos.
  3. Iteração e Feedback: Teste o sistema com usuários fictícios e refine com base no feedback.

Este projeto simplificado ainda oferece uma excelente oportunidade para explorar o desenvolvimento full-stack, abrangendo tanto o backend com Go quanto o front-end com Flutter. É uma maneira eficaz de praticar habilidades importantes de programação e design de sistemas.

API em Golang

Vamos detalhar a API para o Projeto Bares, focando no desenvolvimento com Go. A API será o coração do sistema, interligando os aplicativos dos clientes e da cozinha/garçons, gerenciando os pedidos e garantindo que a informação flua corretamente entre todas as partes.

Estrutura da API

1. Definição de Rotas

A API terá as seguintes rotas principais:

  • POST /pedidos: Recebe novos pedidos dos clientes.
  • GET /pedidos/{id}: Permite a consulta de um pedido específico.
  • PUT /pedidos/{id}: Permite a atualização do status de um pedido específico (por exemplo, de “em preparo” para “pronto”).
  • GET /pedidos: Lista todos os pedidos, possivelmente com filtros por status.

2. Modelagem dos Dados

Os dados principais a serem gerenciados serão os pedidos. Cada pedido pode ter a seguinte estrutura:

  • ID: Identificador único do pedido.
  • Itens: Lista de itens pedidos, cada um com nome, quantidade e possíveis observações.
  • Status: Status atual do pedido (por exemplo, “recebido”, “em preparo”, “pronto”, “entregue”).
  • Timestamps: Marcas de tempo para quando o pedido foi criado e atualizado.

3. Autenticação e Autorização (Opcional para Versão Inicial)

  • Implementar autenticação para garantir que apenas usuários autorizados possam fazer pedidos ou alterar o status dos pedidos.
  • JWT (JSON Web Tokens) ou OAuth podem ser usados para gerenciar sessões e permissões.

4. Comunicação com o Banco de Dados

  • Integrar um banco de dados para armazenar os pedidos e as informações relacionadas.
  • Implementar um ORM (Object-Relational Mapping) como GORM para interagir de maneira mais segura e eficiente com o banco de dados.

Desenvolvimento e Ferramentas

  1. Gin-Gonic para Rotas e Middleware:
    • Usar o framework Gin-Gonic para facilitar a definição de rotas, tratamento de requisições e respostas e a integração de middleware para tarefas como logging e tratamento de erros.
  2. Validação de Dados:
    • Assegurar que os dados recebidos nas requisições estão corretos e completos, usando pacotes de validação.
  3. Testes:
    • Implementar testes automatizados para garantir que a API está funcionando como esperado. Isso inclui testes unitários para funções individuais e testes de integração para o fluxo completo de pedidos.
  4. Documentação da API:
    • Utilizar ferramentas como Swagger ou Postman para documentar as rotas, parâmetros e respostas da API, facilitando o entendimento e a utilização por parte dos desenvolvedores dos aplicativos cliente e cozinha.
  5. Logging e Monitoramento:
    • Implementar logging adequado para acompanhar o que está acontecendo na aplicação e integrar ferramentas de monitoramento para observar a saúde e o desempenho da API em tempo real.

Banco de Dados

Proposta para o esquema do banco de dados, considerando as funcionalidades básicas de gerenciamento de pedidos, itens do menu e usuários. O banco de dados será estruturado em tabelas que refletem os principais componentes do sistema.

1. Tabela de Usuários (Usuarios)

Para gerenciar os usuários que podem logar no app (gerentes, garçons).

CampoTipoDescrição
usuarioIDINTID único para o usuário
nomeVARCHAR(255)Nome do usuário
emailVARCHAR(255)Email do usuário
senhaHashVARCHAR(255)Hash da senha para autenticação
papelENUMPapel (ex: cliente, garçom, gerente)

2. Tabela de Itens do Menu (ItensMenu)

Para armazenar detalhes dos itens disponíveis para pedido.

CampoTipoDescrição
itemIDINTID único para o item do menu
nomeVARCHAR(255)Nome do item
descricaoTEXTDescrição do item
precoDECIMAL(10,2)Preço do item
imagemURLVARCHAR(255)URL da imagem do item

3. Tabela de Pedidos (Pedidos)

Para armazenar os pedidos realizados pelos clientes.

CampoTipoDescrição
pedidoIDINTID único para o pedido
usuarioIDINTID do usuário que fez o pedido
dataHoraDATETIMEData e hora do pedido
statusENUMStatus do pedido (ex: recebido, preparando, pronto, entregue)

4. Tabela de Itens do Pedido (ItensPedido)

Para conectar os pedidos aos itens do menu e armazenar informações específicas do pedido, como a quantidade de cada item.

CampoTipoDescrição
itemPedidoIDINTID único para o item do pedido
pedidoIDINTID do pedido
itemIDINTID do item do menu
quantidadeINTQuantidade do item pedido
observacoesTEXTObservações específicas do cliente

Relacionamentos:

  • UsuariosPedidos: Um usuário pode fazer vários pedidos, mas cada pedido é feito por um único usuário.
  • PedidosItensPedido: Um pedido pode conter vários itens, e um item pode aparecer em vários pedidos.
  • ItensMenuItensPedido: Um item do menu pode ser parte de vários pedidos, e cada item do pedido se refere a um item do menu.

Indexações

  • idx_usuario_id: adicionar um índice na coluna UsuarioID da tabela Pedidos.
  • idx_pedido_id: adicionar um índice na coluna PedidoID da tabela ItensPedido,

Considerações Finais:

  • Chaves Primárias: Cada tabela deve ter uma chave primária (usuarioID, itemID, pedidoID, itemPedidoID).
  • Chaves Estrangeiras: Usar chaves estrangeiras para manter a integridade referencial (ex: usuarioID em Pedidos refere-se a usuarioID em Usuarios; itemID em ItensPedido refere-se a itemID em ItensMenu; pedidoID em ItensPedido refere-se a pedidoID em Pedidos).
  • Indexação: Considere adicionar índices para colunas frequentemente pesquisadas para melhorar a performance.

Com este design, você terá um banco de dados robusto e bem estruturado, pronto para gerenciar os usuários, pedidos e itens do menu do seu aplicativo de bar.