Volta e meia vejo desenvolvedores de Dart tratando os tipos mais fundamentais da linguagem como “primitivos”. Muitas vezes isso se deve ao hábito ou influência de outras linguagens – como Java, C, C++ e C# – onde realmente há uma distinção entre tipos primitivos (como int, float e boolean) e classes ou objetos. Entretanto, em Dart, a abordagem é bem diferente.

Tudo é Objeto

Em Dart, não existem tipos ou classes “primitivas” no sentido estrito. Isso significa que, ao contrário de linguagens onde tipos básicos são tratados de maneira especial (ou seja, sem serem objetos), em Dart, tudo é um objeto. Isso inclui tipos que, em outras linguagens, seriam considerados primitivos, como:

  • int
  • double
  • bool
  • String

Cada um desses é, na verdade, uma classe que deriva da classe base Object. Essa unificação traz diversas vantagens:

  • Consistência na Programação Orientada a Objetos (POO):
    Você pode chamar métodos diretamente em qualquer valor, independentemente de ser “simples” ou não. Por exemplo, não há necessidade de converter um número para um objeto para acessar suas propriedades ou métodos.
  • Extensibilidade:
    Graças aos métodos de extensão, é possível adicionar funcionalidades a esses tipos sem alterar sua implementação original.
  • Eliminação de Boxing/Unboxing:
    Como tudo é objeto, não há a necessidade de operações de empacotamento (boxing) e desempacotamento (unboxing) para converter tipos primitivos em objetos – algo que pode simplificar o código e melhorar a legibilidade.

Exemplos Práticos

Veja o exemplo abaixo, que demonstra que até mesmo valores simples possuem métodos e comportamentos típicos de objetos:

void main() {
  int numero = 10;
  print(numero.isEven); // O int possui o método isEven que retorna true se o número é par

  double valor = 3.14;
  print(valor.round()); // O double possui o método round() para arredondar o número

  bool status = true;
  print(status.toString()); // O bool tem o método toString() para converter seu valor em String

  String texto = 'Olá Dart';
  print(texto.toUpperCase()); // O String possui o método toUpperCase() que retorna o texto em letras maiúsculas

  // Todos os valores são objetos, conforme demonstrado:
  print('numero é um Object: ${numero is Object}');
  print('valor é um Object: ${valor is Object}');
  print('status é um Object: ${status is Object}');
  print('texto é um Object: ${texto is Object}');
}

Neste exemplo, além de chamar métodos diretamente sobre números, booleanos e strings, podemos verificar que cada valor é uma instância de Object.

Comparação com Outras Linguagens

Em linguagens como Java ou C, há uma distinção clara entre tipos primitivos e objetos. Por exemplo, em Java:

  • int, float e boolean são tipos primitivos e não são objetos.
  • Se quisermos chamar um método em um int, precisamos usar a classe wrapper (Integer).

Em Dart, essa distinção não existe, o que torna a linguagem mais uniforme. Você sempre trabalha com objetos, independentemente do tipo de dado, facilitando a aplicação dos conceitos de POO de forma consistente em todo o código.

Consequências e Vantagens

  1. Uniformidade e Simplicidade:
    A unificação de todos os valores como objetos reduz a quantidade de regras especiais que o programador precisa memorizar.
  2. Facilidade na Utilização de Extensões:
    Em Dart, é possível adicionar métodos a qualquer classe (inclusive as que representam tipos básicos) usando extension methods. Isso permite enriquecer a API dos tipos fundamentais sem alterar sua definição original.
  3. Melhoria na Consistência do Código:
    Como tudo é objeto, a abordagem orientada a objetos se aplica de maneira universal. Isso facilita a compreensão e a manutenção do código.
  4. Otimizações Internas:
    Apesar de tudo ser objeto, o compilador e a máquina virtual do Dart realizam diversas otimizações para garantir que operações com esses tipos básicos sejam eficientes, sem o overhead que se poderia esperar de uma implementação puramente orientada a objetos.

Conclusão

Embora alguns programadores possam continuar a usar o termo “tipos primitivos” por influência de outras linguagens, em Dart não há uma distinção técnica entre tipos primitivos e objetos. Em vez disso, todos os valores – sejam eles inteiros, decimais, booleanos ou strings – são objetos que herdam de Object. Essa abordagem traz uma uniformidade e simplicidade que facilita a aplicação dos conceitos de programação orientada a objetos em toda a linguagem, tornando o Dart uma ferramenta poderosa e coerente para desenvolvimento moderno.

Dessa forma, ao trabalhar com Dart, é importante entender que você está sempre lidando com objetos, o que pode oferecer uma experiência de desenvolvimento mais consistente e integrada.

Para mais detalhes consulte as referências a seguir: