LabCalc2: Cálculos Científicos e Análise de Incertezas

LabCalc2 é uma Calculadora Científica projetada para atender às demandas de profissionais e estudantes em laboratórios das áreas de ciências e engenharia. O LabCalc2 não é apenas uma ferramenta de cálculo; é uma plataforma avançada para análise precisa e confiável de incertezas.

Recursos do LabCalc2

  • Funcionalidades Matemáticas Abrangentes: O LabCalc2 oferece funções matemáticas essenciais, suportando números de precisão dupla e medidas com incertezas;
  • Navegação Otimizada: Sistema de navegação intuitivo, permitindo uma interação fácil com a expressão em edição e com o histórico de cálculos;
  • Memórias para Resultados: Armazene até 8 resultados diferentes para acesso rápido e eficiente;
  • Modelos Estatísticos Diversificados: Com 3 modelos para cálculo de médias e 3 para desvios médios, o LabCalc2 é uma ferramenta indispensável para análises estatísticas e determinação de incertezas;
  • Truncamento de Valor Final: Obtenha resultados claros e precisos com a funcionalidade de truncamento de valor final.

Precisão e Rigor em Análise de Incertezas

O LabCalc2 destaca-se na cálculo com incertezas, seguindo as diretrizes do método numérico detalhadas no artigo “Medidas Mecânicas e Incertezas” (disponível em Português e Inglês). Esta metodologia modular é amplamente utilizada em laboratórios de Física no ensino superior, garantindo a combinação eficaz de teoria e prática.

Seja você um engenheiro, cientista, estudante ou professor, o LabCalc2 está pronto para se tornar uma ferramente indispensável no seu dia a dia.

Vocabulário

Antes de prosseguir com a apresentação da LabCal2, vamos deixar aqui uma pequena seção com alguns termos comuns que devem aparecer ao longo do texto, para melhor compreensão.

  • valor – refere-se a qualquer valor numérico, em geral, um número real;
  • medida – aqui, refere-se a um valor (número real) seguido de outro valor real, como a sua incerteza. Como o objetivo deste aplicativo é trabalhar com incertezas, o conjunto (valor ± incerteza) será muito referenciado ao longo do texto e, por isso, é conveniente nomeá-lo como medida;
  • incerteza – um valor que expressa a imprecisão em uma medida;
  • pilha – a pilha de valores usados na parte estatística da calculadora;
  • expressão – se refere a uma expressão matemática válida ou apenas um valor ou medida.

Apresentação

De uma forma geral a LabCalc2 é composta de 4 elementos fundamentais:

  1. Cabeçalho – com acesso ao menu, título e o botão para a seleção do tema de cores claro, escuto e sistema.
  2. Display – o display é onde são feitas as entradas das expressões matemáticas, registro do histórico de entradas e apresentação dos resultados.
  3. Barra de Informações – esta barra apresenta as configurações da calculadora como o status/valor do fix, radianos/graus, status truncamento, modelos matemáticos para as médias e desvio médio e o número de valores entrados para o cálculo estatístico.
  4. Teclado – as teclas de entrada para a calculadora.

A seguir vou detalhas alguns destes elementos.

Display

Nesta versão o display usa texto simples e não o desenho mais sofisticado da expressão no display, como em calculadoras modernas. Por isto as funções são explicitamente apresentadas e não desenhada, como a expressão x³ será representada pela expressão pow3(x).

Embora visualmente não seja muito atrativo, isto simplificou esta primeira versão para que pudesse focar no desenvolvimento das operações e funções com valores e medidas de forma mais abrangente.

Em uma versão futura pretendo implementar alguma interface gráfica para o display, mas acho que isto ainda ficará para depois de adicionar álgebra vetorial ao projeto.

Teclado

No teclado as teclas são agrupadas por cores, quando a suas aplicações e funções. Fazendo um tur pelas linhas do teclado:

Tecla 2nd

A tecla 2nd habilitar o acesso à segunda função da teclado, alterando os rótulos e ícones das teclas que possuem uma segunda função. Estas teclas são sinalizadas com a cor amarela para destacar, quando alteradas;

Teclas Direcionais

As teclas direcionais permitem navegar pela expressão em edição (esquerda e direita) ou pelo histórico de entradas das expressões (acima e abaixo).

Para facilitar a entrada das funções, o movimento com as teclas direita e esquerda se desloca priorizando a seleção dos elementos ainda não preenchidos da função, ao mero movimento lateral.

Gerenciamento das Memórias

Na segunda linha do teclado estão as teclas para o gerenciamento das memórias. LabCalc2 possui oito memórias de uso dinâmico, podendo armazenar tando um valor como uma medida. As memórias A, B, C e D alcançadas diretamente pelo teclado e as memórias E, F, G e H quando a tecla 2nd está ativa.

Para armazenas um valor na memória basta pressionar a tecla STO (storage) e depois a tecla da memória destino. Ao pressionar a tecla STO, esta fica alaranjada, aguardando que seja pressionada uma tecla de memória para completar a operação. Se pressionada duas vezes seguida o STO é desativado, retornando a cor original, branca.

O armazenamento de um valor/medida na memória ocorre sempre na ordem:

  1. se houver uma expressão no display esta será executada e o seu valor será enviado para a memória;
  2. se não houver uma expressão no display o último resultado processado (Ans) será enviada para a memória.

Ou seja, a sequência:

    \begin{equation*} 1.2*(4.4\pm.2)\, \text{STO\, A} \end{equation*}


vai executar a expressão 1.2*(4.4\pm.2) e o seu resultado (5.28 \pm 0.24) será armazenado da na memória A. Se pressionado na sequência STO B, o resultado anterior será armazenado na memória B.

Para usar um valor na memória basta selecionar a letra da memória, adicionando-a em uma expressão que esta será usada.

    \begin{equation*} \text{A} - 2*\text{B} \end{equation*}

Observe que o resultado desta operação será -5.28 \pm 0.72. Embora o valor seja o mesmo, a incerteza irá aumentar a cada operação, como previsto com o modelo matemático empregado aqui.

Medidas e Estatística

Na terceira linha da calculadora estão os botões relativos às medidas, sendo os três primeiros:

  • entradas para uma medida, botão x \pm \delta x. Este botão simplesmente adiciona uma medida na expressão;
  • botão \pm. Este botão serve para navegar para o valor e a incerteza de uma medida, sempre selecionando-as, ou para adicionar uma medida se este for usado entre parênteses, como numa função ou mesmo entre parênteses simples;
  • botão \simeq liga o truncamento dos resultados de uma medida. Com o truncamento habilitado os resultados de uma medida são truncados deixando a incerteza com um algarismo significativo e o valor arredondado na mesma ordem de grandeza da algarismo da incerteza;

Portanto com o truncamento ligado o resultado da operação anterior seria impresso como -5.3 \pm 0.7, ou seja, a incerteza seria truncada com um algarismo significativo 0.72 \rightarrow 0.7 e seu valor para a mesma ordem de grandeza da incerteza, décimo de unidade, -5.28 \rightarrow 5.3.

Os dois botões seguintes são para o cálculo de médias e um desvio como a sua incerteza.

As expressões para a média e o desvio são selecionadas no menu Settings. As expressões para a determinação das médias são apresentadas a seguir:

Mean MethodEquation
Arithmetic Mean
Harmonic Mean
Root Mean Square

E os desvios:

Mean DesviationsEquation
Simple Mean Deviation
Sampling Standard Deviation
Population Standard Deviation

O primeiro botão adiciona o elemento no display na pilha para os cálculos das médias. A cada inserção de um novo valor a pilha é apresentada. Uma pressão longa neste botão irá limpar o display e mostrar a pilha inserida até o presente momento.

Se uma medida for passada para a pilha, apenas o seu valor será inserido na pilha, sendo sua incerteza descartada.

Se um valor indesejado for inserido na pilha, este pode ser removido da pilha pressionando 2nd para acionar o botão de remoção da pilha. Observe que somente o último valor da pilha pode ser removido desta forma.

O botão \bar{x} insere no display a medida definida pela média \pm desvio.

Para limpar a pilha use a segunda função do botão \bar{x}.

Botões de Controle e Funções

Da quarta a sexta linhas da calculadora estão alguns botões de controle e as funções da calculadora.

O primeiro botão Fix abre o diálogo para o controle da função Fix, que permite fixar o número de algarismos após o ponto serão apresentados no display. Por padrão são apresentados até 10 algarismos após o ponto, embora internamente a calculadora trabalhe com 17 algarismos significativos. O Fix permite ajustar até 15 algarismos após o ponto decimal, embora não aconselho que ultrapasse dos 12.

O botão rad troca o uso de radianos para graus e vice-versa, pelas funções trigonométricas. O botão 𝜋 (pi) adiciona o valor um pi a equação.

Os botões a seguir são funções ou suporte a construção de expressões:

  • \text{Abs} – invoca a função abs(x), que retorna o valor absoluto da expressão;
  • \text{Pol/Rec} – invoca as funções pol(x,y), ou rec(r,𝚹) com 2nd ativa, que retornam as formas polares e retangulares dos argumentos passados;
  • \sin/\sin^{-1}, \cos/\cos^{-1} e \tan/\tan^{-1} – invoca as função trigonométrica correspondente;
  • e^x – invoca a função exp(x), exponencial natural;
  • 10^x – invoca a função pow10(x), uma potência de 10;
  • x^2/\sqrt{x} – invocam as funções pow(x) e sqr(x), para a potência de 2 e a raiz quadrada, respectivamente;
  • x^3/\sqrt[3]{x} – invocam as funções pow3(x) e sqr3(x), para a potência de 3 e a raiz cúbica, respectivamente;
  • x^y/\sqrt[y]{x} – invocam as funções powy(x,y) e sqry(x,y), para a potência de y e a raiz y, respectivamente;
  • (\cdots) – abre um par de parênteses. Os parênteses são sempre inseridos e removidos aos pares;
  • (-) – insere um sinal de - à frente de um valor. Usado para trocar o sinal de um valor ou adicionar uma operação de subtração.

ATENÇÃO: No momento as funções Pol/Rec apenas retornam valores ao display e não armazenam para cálculos futuros. Acho estas funções bastante úteis em meus tempos de estudos e como professo de física, mas pouco efetivos na forma como aparecem nas calculadoras científicas que usei. Penso em adicionar algebra vetorial a LabCalc o que daria mais sentido a estas funções, até mesmo estendendo a um sistema tridimensional. no entanto, estas implementações requerem alguns cuidados que ainda não tive tempo para trabalhar.

Os demais botões são as entradas numéricas, operadores, EE potência de 10, Ans resposta anterior e o ponto decimal.

Dentre os botões vermelhos o primeiro, Backspace (BS) é usado para remover elementos do display na posição do cursor. O BS remove prioritariamente uma sentença completa como em ‘pow3(x)‘, em qualquer posição que o cursor esteja toda a expressão será removida. Se tiver um valor numérico, o valor é removido caractere a caractere, ou o nome da função, dependendo de onde o cursor estiver.

O BS nunca remove um elemento de parênteses, seja abrir ou fechar parênteses, a menos que este esteja vazio. Se acionado para remover um parênteses contendo algum conteúdo o cursor se moverá um caractere para esquerda, entrando ou saindo do par de parênteses.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.