Python3 09 – Classes e Orientação a Objetos

Este artigo é a parte 9 de 10 na série Python3

Ao longo de todos os textos apresentados, instâncias de classes foram usadas extensivamente. Embora na maior parte destes o paradigma predominante tenha parecido ser o procedural, orientação a objetos sempre esteve à margem. O Python é uma linguagem multi paradigma, possibilitando ao programador desenvolver seus aplicativos no estilo de sua escolha ou mesmo misturá-los, aproveitando o que há de melhor nos diferentes paradigmas.

(mais…)

Continue lendoPython3 09 – Classes e Orientação a Objetos

Python3 10 – Zip, Map, Reduce, Filter e Lambda

Este artigo é a parte 10 de 10 na série Python3

Ao longo destes textos, algumas das classes builtin do Python1 foram tratadas como funções, apenas pela comodidade de não ter de adentrar em explicações prematuras sobre classes e orientação a objetos. Comandos como list(), tuple(), dict(), complex(), float(), int(), str(), entre outros empregados ao longo destes textos, são todos classes no Python, os quais retornam como objetos uma lista, tupla, dicionário, número complexo, ponto flutuante, inteiro e string, respectivamente.

(mais…)

Continue lendoPython3 10 – Zip, Map, Reduce, Filter e Lambda

Python3 07 – Dicionários

Este artigo é a parte 7 de 10 na série Python3

Dicionário é um tipo de estrutura de dados nativa do Python muito versátil, podendo se situar como uma base de elementos em um banco de dados a aplicações mais diretas, como: um simples dicionário de palavras, transladando entre idioma1 x idioma2, mnemônico x código de máquina, …; como elementos em um banco de dados, se auxiliado por outras estruturas de dados como lista, tuplas ou mesmo dicionários de um dicionário; como a base na criação de objetos, compondo os atributos de uma classe; entre outras. As aplicações são muitas, se bem compreendidas suas nuances e tendo um pouco de criatividade.

(mais…)

Continue lendoPython3 07 – Dicionários