Fixar a Tamanho do Konsole, Dolphin, …

Para quem usa muito o terminal os constantes redimensionamentos deste pode se tornar um incômodo. Nem sempre me lembro de restaurar o terminal a sua dimensão original antes de fechá-lo e em muitos casos necessito redimensioná-lo para usos específicos o que me leva a uma restauração manual do tamanho da janela.

O resultado disto é que ao reabrir o terminal este nunca reabre com as mesmas dimensões que havia iniciado a última seção, forçando mais redimensionamento manual.

Uma busca na rede encontrei este diálogo no fórum do KDE: forum.kde.org. A princípio a resposta do Ahmad Samir me pareceu confusa, mas depois de alguns testes consegui adaptá-la a nova versão do KDE.

Embora a discussão seja sobre o Konsole, acredito que esta dica funcione muito bem para qualquer aplicativo do KDE. Siga as instruções abaixo:

  1. Abra o aplicativo de seu interesse e o redimensione ao tamanho desejado;
  2. Em seguida clique com o botão direito do mouse na barra de título do aplicativo e selecione More Actions -> Special Windows Settings. Isto deve abrir um diálogo como o da figura a seguir;
  3. specific-settings

  4. Para fixar o tamanho do aplicativo ao inicializar, na aba Size & Position, marque a opção Size e selecione Apply Initially.

Após isto o aplicativo passará a inicia sempre com o tamanho fixado, mesmo que este seja redimensionado antes de fechar.

Testei com o Konsole, Dolphin e o Firefox, que são aplicativos que utilizo muito no KDE. Isto deve ser feito individualmente para cada aplicativo que deseje fixar o tamanho.

Para aplicativos que não são do KDE, as funcionalidades são restritivas. No Firefox e no Thunderbird o Apply Initially não funcionou, mas é possível fixar o tamanho da janela com o Force, mas não achei isto conveniente, pois não é possível redimensionar a janela após isto.

Existem ainda outras opções interessantes como definir o tamanho máximo e mínimo das janelas, forçar o fullscreen ao abrir, entre outras. Vale relembrar destas opções em outras ocasiões.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.