suauth – Detalhando o arquivo de configuração do su

Como em qualquer sistema operacional, usar o GNU/Linux também pode ser muito inseguro e destrutivo se feito sempre através do usuário root, ou de qualquer outra conta com poderes de administrador do sistema. Mas por outro lado, pode ser muito tedioso ter que entrar com senhas a toda instalação ou configuração no sistema.

Algumas distribuições, como Ubuntu e derivados, utilizam muito o sudo para executar comandos com superusuário e nem mesmo permitem o login como root, por padrão. Isto com certeza é uma boa estratégia de segurança, mas há situações em que é bem mais produtivo acessar a conta do root, através do comando su.

(mais…)

Continue lendosuauth – Detalhando o arquivo de configuração do su

Rede Wireless com o wicd

A pouco mais de dois dias, instalando a nova versão do Kubuntu no notebook de minha esposa, me deparei com alguns problemas, com o NetworkManager, e a placa Atheros (ath5k). Depois de alguma pesquisa, encontrei o wicd, um aplicativo simples, independente do Gnome, embora use a GTK2, todo feito em Python. Somente por ser Python, já me convenceu a testar.

O que mais gostei de wicd, foi a simplicidade de se adicionar novas configurações para as diferentes encriptações existentes em redes wireless, com o uso de templetes simples. Embora ele já possua uma série de templetes para as encriptações básicas, as quais devem atender às necessidades gerais, sempre aparece algo diferente, principalmente em se tratando de tecnologias novas, como ocorre nas redes sem fio.

(mais…)

Continue lendoRede Wireless com o wicd

Mudança na extensão dos pacotes do Slackware

Em 8 de maio deste ano, o Patrick anunciou a mudança nas extensões dos pacotes do Slackware, de tgz para txz. Mais do que uma mutança na extensão, foi mudado o compactador dos pacotes no Slackware, removendo o tradicional gzip para o uso do xz.

A mudança é transparente para os usuários do Slackware, mas para a distribuição, esta atitude permitirá que o Slackware continue a ser distribuído em um DVD de 4.7GB, ainda por muito tempo. Para se ter uma ideia, a última versão do Slackware (12.2) ocupa 3.9GB em tgz. Se compactada pelo xz, espera-se que ocupe algo entre 2,8GB a 3,1GB.

(mais…)

Continue lendoMudança na extensão dos pacotes do Slackware

Slackware 64bits, agora oficial

Depois de anos de espera, Patrick Volkerding, mantenedor da mais antiga distribuição Linux, o Slackware, criou um port oficial para o Slackware em 64bits. Ports não oficiais para o Slackware já são conhecidos a alguns anos, dentre eles o Slamd64, um port 64bits com suporte a aplicativos 32bits, e o Bluewrite64, cujo o objetivo era ser um port 100% 64bits, do Slackware.

(mais…)

Continue lendoSlackware 64bits, agora oficial