KDE 4.1 no Slamd64

Já faz algum tempo que estava cansado da cara do KDE 3 e buscava uma alternativa para meu Desktop. Neste último fim de semana resolvi encarar a construção dos pacotes do KDE4 em meu Slamd64, uma vez que a equipe do Slamd64 não sinalizava nenhuma previsão de quando faria isto.

Já estava sondando esta possibilidade a algum tempo, quando o Patrick me fez a bondade de apresentar a sua versão do KDE 4.1 para o Slackware-current. Bom, com isto a maior parte do trabalho já estava pronto.

O que tive que fazer foi adaptar os SlackBuils do Slackware para o Slamd64, e aproveitei e os inserir no projeto Slack.Sarava, criando mkbuilds e SlackBuilds para todos os pacotes e dependências.

O trabalho total não levou mais que um dia e meio, com não mais que 10hs de compilação (acredito que foi bem menos que isto).

Instalação do KDE 4.1 no Slamd64

Para instalar o KDE 4.1 que compilei basta baixar o script de instalação install.sh, que ele faz o download de todos os pacotes necessários. Se tiver algum erro na checagem do md5, experimente remover o pacote e baixá-lo novamente. Se o erro persistir entre em contato.

# wget http://localhost/linux/kde4/slamd64/install.sh
# . ./install.sh

Compilando o KDE 4.1 no Slamd64

Para compilar o KDE 4.1, você terá que instalar a última versão do simplepkg. Mas como nosso servidor svn está com defeito, isto terá que esperar um pouco.

Se alguém tiver algum interesse nos SlackBuilds, no momento terá que entrar em contato. Assim que tiver algum tempo disponível, coloco uma cópia dos SlackBuilds na rede.

As imagens são uma cortesia de meu amigo Leomar Viegas, que me fez o gentileza de testar o KDE 4.1+Slamd64 em seu notebook e me enviou as imagens.

Este post tem 2 comentários

  1. Almir

    Legal heim, parece que o KDE ficou bonitinho.. como vc fez esse lance das janelas em perspectiva?

    Lembro-me da época que usava o KDE :-D, felizmente uso GNOME.

  2. rudsonalves

    Alt+TAB -> com OpenGL e efeito “Cover Switch”. Vários efeitos ao estilo do Compiz agora são nativos do KDE 4.1.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.