Trocando o título da aba do konsole pela linha de comando

Uma característica interessante do konsole é a facilidade com que se pode trocar o nome na aba do console, via comando echo do shell. Isto possibilita que programas em bash shell alterem o nome na aba, em tempo de execução, para apresentar algumas informações de relevância. Por exemplo, o Slackmirror mostra, na aba do console em que está rodando, o nome da distribuição, versão e a porcentagem concluída da atualização do espelho.

(mais…)

Continue lendoTrocando o título da aba do konsole pela linha de comando

Mantendo espelhos do Slackware com o Slackmirror

Geralmente mantenho uma cópia do Slackware-Current em minha máquina, para poder acompanhar melhor as novidades para a próxima versão. Programas como o gftp, mc, konqueror, wget entre outros, são muito bons para auxiliarem na manutenção de espelhos como estes, mas sempre deixam algum trabalho adicional, como remover pacotes excluídos da árvore da nova versão, saltar o download de pacotes de línguas indesejadas, …

Durante muito tempo mantive meu espelho do current com o wget e muita paciência, checando diretório por diretório, o que fica e o que sai do current. Filizmente, o Slackware mantém o arquivo FILELIST.TXT, com uma listagem completa de todos os pacotes e arquivos presentes em sua árvore, o que simplifica muito a automação da manutenção de um espelho.

O aplicativo Slackmirror é um programa em bash script que venho desenvolvendo alguns a anos, cujo papel fundamental é manter uma cópia atualizada do slackware-current bem como de outras versões do Slackware e seus derivados, como o Slamd64 e o Bluewhite64.
(mais…)

Continue lendoMantendo espelhos do Slackware com o Slackmirror

Selecionando Runlevel no Slackware

O Slackware e seus derivados, como o Slamd64, são ótimos opções de distribuições, principalmente para aqueles que não se canção de investigar seu hardware e se divertem com isto, como vem sendo o meu caso a quase 14 anos.

No entanto, algumas tarefas, quando muito solicitadas, podem se tornar extremamente tediosas, como tem ocorrido no caso da configuraćão de meu novo notebook. A simples tarefa de alterar o runlevel do boot da máquina, em meio a diversos teste que tenho feito, extrapolaram minha tolerância.

A ferramenta que vou apresentar aqui, é o setrunlevel. Um aplicativo que fiz para alterar o runlevel, editando o /etc/inittab e/ou executando o comando telinit. O setrunlevel é um aplicativo em bash shell, que pode operar tanto no modo interativo, quanto não interativo. (mais…)

Continue lendoSelecionando Runlevel no Slackware